Serviços

Atendimento de Adolescentes, Adultos, Idosos. Sessão Individual, Casal e Familiar, em Consultório ou em Domicílio (para casos específicos). Orientação Psicológica Online via Skype.

Como você quer ser (quando crescer)?

Aquilo que gostaria de ser, tem que primeiro ser realizado para depois ser sentido. Vou explicar: Se você quer ser uma pessoa bondoza (mesmo que em seu íntimo, não acredite ser), primeiro você deve se comportar, ou seja, ter atitudes que considera ser de uma pessoa bondoza. Por imitação. Não precisa ser expontaneo a princípio. Depois de um tempo agindo assim, as pessoas começam a reconhecer em você uma pessoa bondoza. E isso faz com que você se sinta e passe a crer que realmente é bondozo. Finalmente, quando percebe, já se tornou aquilo que gostaria de ser.
Isso acontece porque nosso comportamento provoca alterações em nosso cérebro. Explico como: para que nosso corpo realize qualquer coisa, é necessário que um neurônio (as células que constituem nosso cérebro) provoque uma descarga elétrica em neurônio vizinho, que por sua vez, provocará a outro, etc. formando uma cadeia, ou seja, um caminho próprio para aquele comportamento ou reação no corpo que foi realizado. A repetição desse processo, ou melhor, desse comportamento, faz com que o caminho no cerébro seja também repetido. Após várias repetições, acontece no cérebro o mesmo que num gramado, quando as pessoas passam pisando até que com o tempo forma-se uma trilha.
O comportamento se torna automático. As pessoas ao seu redor começam a ver você e a tratá-lo a partir do comportamento que anda tendo, o que ajuda ainda mais a reforçar a possibilidade futura de que você continue agindo de forma bondoza.
Então, pense no que quer ser como pessoa e passe a agir como tal, mesmo que lhe pareça falso ou forçado no princípio. Com o tempo, fará parte de você.