Serviços

Atendimento de Adolescentes, Adultos, Idosos. Sessão Individual, Casal e Familiar, em Consultório ou em Domicílio (para casos específicos). Orientação Psicológica Online via Skype.

Alcoólatra x Não Alcoólatra

O fígado de um alcóolatra não tem uma enzima chamada Tetrahidosoquinolina ou Thiq que o fígado das outras pessoas possui. A falta da enzima no fígado faz com que uma substância do álcool, conhecida como aceltadeído se acumule no seu corpo e vá para o cérebro. Lá, o aceltadeído se junta à dopamina (uma amina do cérebro) e esta junção forma a substância, conhecida como Thiq, que provoca a compulsão pelo álcool, segundo especialistas. Essa substância, só existe no cérebro do alcóolatra e dos consumidores de heroína. Uma característica do Thiq é que, depois de formado no organismo ele não pode mais ser retirado - ainda que o alcóolatra deixe de beber.
A falta dessa enzima no fígado do alcoólatra já existe mesmo antes de ele beber, ou seja, o fígado do alcoólatra já é diferente por causa desconhecida. Alcoolismo é doença.
Essa anomalia pode ser herdada através do genes: filhos, netos e bisnetos de alcóolatras tem 4 vezes mais probabilidade de se tornar alcóolatras que os filhos de pais não alcóolatras.
Alcoolismo não é sem vergonhice. Precisa de tratamento.
Fonte: "Manual do bom bebedor" Ampara