Serviços

Atendimento de Adolescentes, Adultos, Idosos. Sessão Individual, Casal e Familiar, em Consultório ou em Domicílio (para casos específicos). Orientação Psicológica Online via Skype.

Distúrbios Alimentares - obesos

Tem-se observado aspectos comuns entre as pessoas obesas como uma carência afetiva em que a comida torna-se substituto do afeto. O alimento está vinculado ao afeto desde a relação mãe-bebê. No caso do obeso, parece ter havido uma cisão entre alimento e processos afetivos emocionais.

Um dos problemas que podem surgir no desenvolvimento do sujeito é a libido (energia instintiva) ficar fixada em uma zona do corpo, no caso do obeso, a zona oral.
Estes traços são encontrados nos prazeres anormais de comer, ou seja, a pessoa pode sentir necessidade de um prazer oral diante de cada dificuldade.

Além disso, a pessoa obesa passa a ver seu sobrepeso, como um anteparo que a protege do mundo, filtrando e minimizando o impacto de estímulos exteriores (ex: afetivos, sociais e etc.). E, se a pessoa sente a necessidade de ser protegida, é porque sente-se frágil e vulnerável frente à realidade.

Para algumas pessoas, emagrecer é muito ameaçador, pois podem desvincular o obeso de alguns significantes, sendo que, em cada indivíduo obeso, existe uma pessoa magra, desejando ser solta.

Dentre algumas das características de personalidade da pessoa obesa, nota-se um baixo nível de auto-estima com sentimentos de inadequação, desmoralização e depressão. Estes sentimentos aparecem pelo fato de não conseguirem controlar seus comportamentos, apresentando, portanto, dificuldades interpessoais.

O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica é freqüente entre obesos e dificulta o tratamento para a perda de peso. Indivíduos obesos com este diagnóstico diferenciam-se de obesos sem transtorno alimentar por apresentarem obesidade mais precoce, freqüentes oscilações de peso, índice mais elevado de depressão e de ansiedade.

Esse transtorno define-se basicamente pela compulsão alimentar, ou seja por uma ingestão de grande quantidade de comida associada à perda de controle, na ausência de métodos inapropriados para controle de peso.