A psicoterapia é um processo importante para que cada um possa perceber questões obscuras de sua existencia. Auxilia o paciente a rever sua história de vida de um angulo diferente, ensinando-o a reconhecer seus padrões de comportamento e aprender formas de influenciar e lidar com esses padrões que são responsáveis por como ele age, se relaciona, pensa e sente.
É fundamental na resolução de conflitos pessoais, interpessoais, conjugais, familiares e profissionais; no amadurecimento pessoal, autoconhecimento e reflexão; crises existenciais; transições difíceis como luto; mudanças de fase de vida (puberdade, adolescencia, vida adulta, menopausa, envelhecimento); tratamento de transtornos como: depressão, anorexia, bulimia, pânico, fobias, frigidez, impotencia, stress, etc.
E por que ela funciona? Porque ao compartilhar o problema, o paciente alivia a carga emocional e seu sofrimento. O psicoterapeuta compreende o sujeito e o auxilia a identificar o que pode estar errado, que direção está seguindo e as mudanças de rumo necessárias. O profissional tem prática com técnicas que tornam possível descobrir aspectos da personalidade que seriam inacessíveis a uma observação não treinada e está preparado para compreender o paciente a partir do vínculo que estacelecem entre si e das respostas emocionais suscitadas. Esse vínculo entre paciente e psicólogo funciona como catalizador de processos de mudança como superação dos efeitos de traumas de relacionamentos anteriores, por exemplo.
Existem vários tipos de psicoterapia com objetivo comum: reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno, trazido pelo paciente que busca ajuda. Dentre elas, a Psicanálise, a Terapia Cognitivo Comportamental, a Psicoterapia Focal, entre outras. Mas é importante que o paciente procure um profissional qualificado, formado em Psicologia.