Quem sofre de Distúrbio de Ansiedade Generalizada se preocupa exacerbadamente e sem nenhum motivo: com dinheiro, embora tenha uma situação financeira satisfatória; com um filho que está na escola, em perfeita segurança; etc. Geralmente sentem tremor, calafrios, dores musculares, inquietação, cansaço crônico, falta de fôlego, taquicardia, insônia, suor, mal-estar abdominal, tontura, dificuldade de concentração e irritabilidade. Para o diagnóstico do distúrbio é necessária a presença de pelo menos seis desses sintomas com nenhuma outra causa aparente.
Para a Terapia Cognitiva muitos sentimentos que parecem surgir espontaneamente se originam de um pensamento. Um pensamento que desencadeia sentimentos e ações poderosos. Na maior parte das vezes a reação surge tão rapidamente que não temos consciência do pensamento. Em outros casos, o pensamento é totalmente consciente mas incorreto. A consciência e o controle desses pensamentos é o objetivo central da terapia cognitiva. E a terapia comportamental concentra-se em identificar e mudar padrões negativos de comportamento.
Os distúrbios de ansiedade são crônicos e podem reaparecer. Por isso os pacientes devem trabalhar duro durante as sessões de psicoterapia e praticar as técnicas aprendidas em casa.
Leia as outras postagens sobre outros distúrbios de ansiedade específico.