Serviços

Atendimento de Adolescentes, Adultos, Idosos. Sessão Individual, Casal e Familiar, em Consultório ou em Domicílio (para casos específicos). Orientação Psicológica Online via Skype.

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Distúrbio Obsessivo-Compulsivo (DOC) são obsessões, pensamentos, imagens ou impulsos perturbadores persistentes e repetitivos, e compulsões - a necessidade de realizar um ritual ou uma rotina para ajudar a aliviar a ansiedade causada pelas obsessões - embora seu conteúdo e sua intensidade variem de caso a caso.
É um distúrbio de ansiedade facilmente observável e seus seus primeiros sinais tendem a aparecer já na infância. Suas vítimas tornam-se prisioneiras de certos pensamentos, atitudes e preocupações. Podem ser com limpeza, com contar coisas, com checar coisas (por exemplo, podem checar cinquenta vezes se a porta foi trancada ou luz apagada), ou com terror de que possam matar alguém por acidente, com colecionar coisas, com desenvolver rituais que devem ser seguidos antes de fazer qualquer coisa, mesmo em situações de emergência. Caso não executem seus rituais repetitivos, têm a crença de que uma tragédia acontecerá com uma pessoa querida. A ânsia cresce de tal forma que a única maneira de aliviá-la é realizar o ritual. Porém, a sensação de alívio se dissipa tão rapidamente que os rituais se tornam cada vez mais exigentes.
Muitos pacientes têm dolorosa consciência de que seus pensamentos e ações não são racionais e fazem de tudo para escondê-los. Porém, quanto antes se iniciar um tratamento, maior a probabilidade de controlar o distúrbio.
A indicação de tratamento é farmacológica e psicológica. Contudo, a terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado bastante eficaz, sendo os medicamentos uma opção para último caso.

Indicação de filme: "Melhor impossível" com Jack Nicholson