Serviços

Atendimento de Adolescentes, Adultos, Idosos. Sessão Individual, Casal e Familiar, em Consultório ou em Domicílio (para casos específicos). Orientação Psicológica Online via Skype.

QUAL O REAL EM QUESTÃO NO MOMENTO DA ADOLESCÊNCIA?

O texto “Qual o real em questão no momento da adolescência?” que iremos tratar nessa resenha, faz parte da Primeira Conferência de Esthela Solano, de 29 de novembro de 1996.
Solano nos coloca a questão logo de início sobre qual o real em jogo no momento da adolescência e nos diz que a adolescência é o tempo em que se operará a escolha definitiva de objeto, orientada fundamentalmente pela fantasia. A autora utiliza-se da teoria freudiana para explicar que na infância a escolha de objeto sexual ainda não está inscrita no domínio da diferença dos sexos. Há apenas uma tendência ativa ou passiva diante do complexo de castração que futuramente poderá ser transformada, deslocada ou mantida. No decorrer do texto e ainda em Freud, Solano nos apresenta os aspectos desse objeto sexual no momento da puberdade. Segundo ela, há um deslocamento da libido do eu ou narcísica em direção ao objeto. E é a fantasia que domina a condição amorosa da escolha deste objeto. Além disso, a fantasia corresponde perfeitamente ao que a criança construiu de saída ao longo de suas investigações sexuais. E seguindo a teoria lacaniana, o texto contempla que o parceiro sexual é aquele que preenche certas condições como objeto de desejo pois, a relação de que se trata na relação entre os sexos é a do sujeito com o objeto da fantasia. Sendo assim, conclui-se que no inconsciente não há inscrição de significantes que coloquem tanto homem quanto mulher numa posição subjetiva. Solano supõe que a adolescência é o tempo de compreender sobre esse furo real da estrutura. É o momento de reencontro com o objeto. E é a partir desse objeto que o sujeito deverá se separar do Outro e de todos os seus semblantes encarnados pelo Outro. Por isso na adolescência, há crise em relação a todos os semblantes que serviam como Nomes-do-pai enquanto o sujeito vai à direção do seu objeto de desejo.
Resenha: A adolescência: o despertar. In Arquivos da biblioteca n.1. Novembro de 1993. Conferência: Esthela Solano